Candidíase no Homem: Saiba quais são os sintomas e como tratar a doença!

candidiase no homem

A candidíase é considerada uma doença comum, sendo causada por uma infecção de fungos com o nome de Candida albicans que pode atingir adultos e crianças. Sendo considerada uma doença mais comum nas mulheres do que nos homens, a candidíase afeta principalmente boca e os órgãos genitais e tem cura. Destacamos aqui as principais causas, sintomas e tratamento da candidíase no homem, que neste caso é também conhecida como candidíase peniana ou balanopostite.

O que é a Candidíase no homem?

É preciso entender que o fungo, conhecido como Candida albicans, está presente no organismo de todo ser humano e somente causa a candidíase quando está em quantidade fora do normal e o sistema imunológico da pessoa está enfraquecido. Trata-se de um germe oportunista que se aproveita da baixa imunidade e nesta situação se prolifera com maior intensidade o que traz como consequência um quadro de infecção.

Outras informações importantes, tanto em homens como mulheres com diabetes a concentração do fungo Candida albicans no corpo pode ser grande e a incidência da infecção pelo fungo é muito maior nesses casos. Doenças que deixam o sistema imunológico enfraquecido pode ser também uma causa da candidíase, como também o uso constante de antibióticos pode alterar a flora comum das bactérias existentes no corpo humano e com isso permitir a proliferação do fungo.

Sintomas da doença

Fique atento, no homem a candidíase em estágio de infecção pode apresentar sintomas como:

  • Queimação ao urinar
  • Dor e vermelhidão no pênis
  • Pequenas manchas vermelhas no pênis
  • Coceira e inchaço no pênis
  • Dores no pênis durante a relação sexual
  • Lesões em forma de pontos;

Em algumas pessoas podem acontecer problemas gastro-intestinais e respiratórios

Fique atento também aos sinais diferentes em seu corpo. É necessário prestar atenção no aparecimento dos sintomas, pois em algumas situações podem passar despercebidos e acontece de não estar presente nos órgãos genitais e boca. A doença pode também se manifestar em regiões do corpo como garganta, unhas, couro cabeludo e pele.

Tratamento Candidíase no homem

O tratamento da candidíase pode ser feito com remédios ou pomadas antifúngicos receitados pelo médico. Geralmente o tratamento é feito com medicamentos à base de itraconazol, nistatina e cetoconazol encontrado também no formato de pomadas, e poderá ser indicada a melhor solução pelo médico. A cura da doença  no homem se dá em até duas semanas com uso de pomada ou medicamento contra a proliferação do fungo.

Além disso, deve tomar precauções em relação à higiene íntima e no momento de ter relações sexuais usando preservativo. Deve reduzir o consumo de açúcar e álcool enquanto durar o tratamento e ter maior atenção em ter uma alimentação mais saudável.

Outra alternativa que pode ser usada como complemento é o tratamento caseiro para casos de candidíase no homem, como banhos de assento com vinagre. Deve preparar oito colheres de vinagre, para cada litro de água morna, em quantidade suficiente para banho de assento.

A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, no entanto  manter  relação sexual  frequente com  uma pessoa em crise de candidíase  tem grande chances de pegar  a doença, já que o sistema imunológico muitas  vezes não consegue combater  a grande  quantidade de fungos presentes em uma  infecção.

0 Compart.

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *