Ciclo menstrual: Saiba como monitorá-lo por aplicativos e entenda melhor como ele funciona.

ciclo menstrual

O corpo da mulher passa por várias transformações durante o mês até a chegada da menstruação e por isso entender bem como funciona o ciclo menstrual é fundamental para saber quando é o período fértil, dia mais provável de ovulação e até mesmo o dia que a menstruação virá.

Se você possui dúvidas sobre o ciclo menstrual esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir tudo sobre ele.

Aplicativos

Para que você possa entender melhor como o ciclo menstrual funciona, uma boa opção é usar os aplicativos, pois assim você poderá ter todas as informações do seu ciclo na palma de suas mãos para acessar sempre que desejar. Veja a lista completa de apps para ciclo.

Alguns bons aplicativos de ciclo menstrual são:

Clue

Esse aplicativo é um dos mais usados para controlar a menstruação, sendo que ele está disponível tanto na versão android como na versão IOS. Com ele você tem um calendário menstrual completo e ainda pode anotar suas informações como seu humor, o nível de sangramento e até mesmo possíveis dores que você está sentindo.

Sai cólica

Com esse aplicativo você pode registrar todas as informações do seu ciclo e ainda terá um excelente joguinho para se distrair e aliviar a dor de cólica.

Glow

O Glow é outro excelente aplicativo de ciclo menstrual, sendo que ele mostra todas as informações em forma de gráfico para que seja mais fácil de a mulher conseguir entender quais são os seus picos de fertilidade durante o mês. Você ainda poderá adicionar amigas para que vocês possam interagir umas com as outras pelo app.

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual geralmente dura entre 25 e 30 dias, sendo que o mais comum é que ele dure 28 dias e é dividido em três fases, que são a folicular, ovariana e lútea e entender cada uma dessa fases é muito importante para entender o funcionamento do ciclo.

Fase folicular

A fase folicular tem início no primeiro dia da menstruação e costuma durar até 12 dias. É nessa fase que a produção do hormônio FSH se mantém alta e faz com que aconteça o amadurecimento dos óvulos. Também é nessa fase que aumenta a produção de estrogênio.

Fase ovariana

Na segunda fase do ciclo a produção de estrogênio continua aumentando e então será produzido o hormônio LH que escolhe o óvulo mais maduro para sair do ovário, e é assim que ocorre a ovulação. Geralmente a fase ovariana acontece no 14° dia após o primeiro dia da menstruação.

Fase lútea

A última fase do ciclo é a fase lútea, que é quando o corpo começa a produzir maior quantidade de progesterona a fim de preparar o revestimento do útero para uma possível gravidez.

Se não ocorrer fecundação os níveis de estrogênio e progesterona irão diminuir fazendo com ocorra a menstruação. Caso haja a fecundação o óvulo se prende na parede do útero e o corpo começa a produzir o hormônio HCG para que o útero fique revestido até que a placenta seja formada.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *