Como calcular o período fértil: saiba a maneira correta de fazer o cálculo!

como calcular periodo fertil

O período fértil feminino é muito importante na vida da mulher, pois é neste período que ela possui mais chances de engravidar. Ele dura 7 dias, tendo início no 14° dia após a última menstruação. Saber como calcular o período fértil é fundamental para que você consiga saber quando possui ou não chances de engravidar.

Se você deseja saber como fazer o cálculo do período fértil, esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

Com a tabelinha

Uma ótima forma de calcular o período fértil é usando o método da tabelinha, pois ele consiste em um método alternativo do anticoncepcional, que é completamente natural e pode trazer ótimos resultados.

Se você deseja saber como calcular o período fértil para conseguir engravidar ou mesmo para evitar a gravidez saiba que você só irá precisar ficar de olho na data da sua última menstruação, pois o período fértil tem início 14 dias após o último dia da menstruação.

É importante que você saiba que o dia da ovulação é no 14° dia, mas o período fértil consiste em 3 dias antes e 3 dias depois desta data, por isso você deve ficar atenta a todo esse período.

Caso o seu ciclo menstrual seja irregular, é necessário que você faça um pequeno cálculo levando em consideração o período mais longo e o mais curto que você já teve. Você deverá subtrair 18 dias do período mais curto e 11 dias do período mais longo e seu período fértil estará entre as datas do resultado.

Com app

Outra forma de como calcular o período fértil é usando um aplicativo, assim ele irá fazer o cálculo automático do seu período fértil através do último dia da sua menstruação.

Alguns excelentes aplicativos para que você possa calcular o período fértil com facilidade e conseguir ter maior controle do seu ciclo menstrual são:

  • Calendário Menstrual
  • Clue Calendário Menstrual
  • Minha Ovulação
  • Eve – Periodo de Rastreio
  • Engravidar

O bom desses aplicativos é que além de te ajudar a calcular seu período fértil, ele também irá te ajudar a entender melhor todas as informações do seu ciclo, e o melhor, poderá acessar as informações com facilidade, sempre que desejar.

É seguro o cálculo?

Sim, é muito seguro fazer o cálculo do período fértil através dos aplicativos ou do método da tabelinha, desde que ele seja feito corretamente com as datas certas da sua última menstruação, pois o calculo é feito apenas contando 14 dias após essa data e acrescentando três dias antes e três dias depois, que é o tempo que o espermatozoide ainda pode fecundar o óvulo, por isso a mulher pode engravidar.

Mas para que você não faça o cálculo errado, uma boa opção é anotar todos os dados do seu ciclo menstrual ou usar um aplicativo, assim quando desejar saber o período fértil é só procurar a data da sua última menstruação.

Dúvidas sobre como calcular o período fértil? Deixe um comentário!

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *