Ibuprofeno: Para que serve? Possui efeitos colaterais? Como tomar?

Ibuprofeno

Se você já sentiu dor de cabeça, dor de dente, amigdalite, febre ou outras dores, mesmo sem saber, você provavelmente ingeriu um medicamento que continha ou que era a base de Ibuprofeno. Por ser um remédio com uma ação anti-inflamatória, antitérmica e analgésica, ele é muito usado para tratar diversos problemas relacionados à saúde.

O Ibuprofeno possui diversas dosagens e é encontrado em forma de gotas, cápsulas, comprimidos ou suspensão oral. Além disso, é conhecido comercialmente por diversos nomes. Continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas. Confira!

Para que serve?

O Ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório, ou seja, desenvolvido para acabar com as dores e inflamações.

Por não se tratar de um esteroide, pode ser usado para o alívio de dores de leve a moderada intensidade. Confira as indicações para uso do Ibuprofeno:

  • Gota
  • Febre
  • Amigdalite
  • Enxaqueca
  • Cólicas menstruais
  • Dor de dente
  • Dor muscular
  • Artrite reumatoide
  • Cálculo renal
  • Lombalgia
  • Dores pós-cirúrgicas

Ibuprofeno tem efeitos colaterais?

Assim como qualquer outro anti-inflamatório, o Ibuprofeno possui alguns efeitos colaterais como a queimação no estômago, prisão de ventre, tonturas, diarreia, vômito, sumbido no ouvido sonolência, gastrite, náuseas, dentre outros.

Possui contra-indicações?

Sim. O Ibuprofeno possui algumas contra-indicações. Se houver um uso contínuo do medicamento, o mesmo pode aumentar a insuficiência hepática, renal e cardíaca. Os pacientes com doenças hepáticas, gastrite, hipertensão, insuficiência cardíaca, o Ibuprofeno é contra-indicado nesses casos.

Além disso, grávidas ou lactantes precisam procurar o médico antes de iniciar o uso do remédio.

Como tomar?

As doses indicadas de Ibuprofeno dependem exclusivamente do problema que será tratado e da idade do paciente. Confira as dosagens:

Ibuprofeno comprimidos

200 mg: Recomendado para adultos ou crianças maiores de 12 anos de idade. A indicação é de 1 a 2 comprimidos, em cerca de 3 a 4 vezes por dia, intervalo mínimo entre um remédio e outro, de 4 horas.
400 mg: Recomendado para adultos ou crianças maiores de 12 anos de idade. A indicação é de 1 comprimido de 6 em 6 horas ou 8 em 8 horas de acordo com prescrição médica
600 mg: Uma dosagem apenas para adultos. A indicação é de 1 comprimido de 3 a 4 vezes por dia, de acordo com prescrição médica

Ibuprofeno gotas pediátricas

Crianças a partir dos 6 meses: Deve ser de acordo com indicação médica. A recomendação é 1 ou 2 gotas para cada quilo da criança de 3 a 4 vezes por dia, em intervalos de 6 a hora 8 horas.
Com mais de 30 kg: Dosagem de 200 mg, ou 40 gotas do de 50 mg/l ou 20 do 100 mg/ml
Adultos: As indicações são de doses de 200 a 800mg. Dessa forma, equivale à 80 gotas do de 100 mg/ml em cerca de 3 a 4 vezes por dia.

0 Compart.

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *