Infecção de pele: Saiba como acabar com os sintomas incômodos desse problema!

A infecção de pele é um problema que pode atingir várias pessoas de várias idades, por isso entender quais são os sintomas e tratamentos desta doença é fundamental.

Se você deseja saber mais sobre a infecção de pele, esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir.

Como tratar a infecção de pele?

O tratamento irá depender de cada tipo de infecção de pele. É possível aderir a um tratamento caseiro com os benefícios de óleos como o azeite de pequi, naturalmente anti-inflamatório e fácil de ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Normalmente em casos de infecções causadas por bactérias utilizam-se antibióticos em forma de pomada que acabam com a bactéria e cicatrizam a área afetada, já em casos de infecções causadas por fungos e também vírus como a herpes, as pomadas agem de modo a diminuir a ação do vírus até que seja regularizado a área.

De qualquer forma em todos os casos de infecção de pele o ideal é manter a pele sempre limpa e seca a fim de evitar o agravamento das feridas, utilizando-se somente água e sabonete para fazer a higienização.

Quais são os sintomas da infecção de pele?

As infecções de pele possuem diversas particularidades de acordo com a sua causa e proliferação, variando assim também os seus sintomas, onde destacamos principalmente o aparecimento de vermelhidão e coceira.

No entanto, a infecção de pele não se resume somente a estes sintomas, mas também demais particularidades que irão depender de cada tipo de infecção, como por exemplo, infecções de pele causada por bactérias, que neste caso se proliferam e penetram nas camadas mais profundas da pele através de cortes e arranhões e se desenvolvem causando erupções de diversos tipos, como acontece nas infecções de pele chamada celulite infecciosa, impetigo e erisipela por exemplo.

Outro tipo de infecção de pele muito comum são as infecções causadas por vírus como a herpes e a catapora e também as causadas por fungos, como a frieira e a candidíase, por exemplo, onde em todos os casos poderão ser observados alguns sinais e sintomas que poderão levar a pessoa a identificar a infecção na pele e procurar ajuda médica.

De modo geral os principais sintomas da infecção são:

  • Vermelhidão
  • Coceira
  • Formação de pequenas erupções
  • Bolhas
  • Descamação
  • Pus
  • Em alguns casos o escurecimento da região afetada

pessoa enfaixando perna por ter infeccao na pele

Na perna é comum?

A perna é uma região muito propensa a desenvolver infecções de pele como a erisipela e também o impetigo.

A erisipela é muito comum desenvolver em pessoas com mais de 50 anos, obesos ou diabéticos. É caracterizada pelo surgimento de feridas vermelhas e dolorosas.

Em alguns casos na forma mais grave da infecção poderá haver também feridas em forma de bolhas com líquido transparente, amarelo ou marrom que causa muita irritação e se não tratado poderá se tornar crônico.

Já o impetigo, ao contrário da erisipela é muito comum surgir em crianças, que ocorre quando há contato da ferida com a pele saudável, no qual este contato se dá através do compartilhamento de roupas, lençóis, toalhas ou até mesmo brinquedos.

Além disso, o clima quente e úmido facilita a transmissão da bactéria em escolas e ambientes infantis onde normalmente são locais fechados, lotados e com muito contato entre as crianças.

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *