Infecções na gravidez: Saiba quais são as mais comuns e tire suas dúvidas para se prevenir!

infecções na gravidez

É comum que algumas pessoas possuam imunidade mais baixa e por isso sofram com infecções frequentes, que na maioria das vezes costumam durar pouco tempo e requer um tratamento simples. Mas em alguns casos pode acontecer da mulher ter infecções na gravidez, o que poderá gerar várias complicações.

Se você está tendo infecções enquanto está grávida, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei tirar todas as suas dúvidas e dizer se essas infecções podem ou não prejudicar o seu bebê. Confira!

É comum haver infecções na gravidez?

Durante a gravidez é comum que a mulher comece a preocupar mais com a sua saúde, pois vários problemas que ela venha a ter podem afetar diretamente o seu bebê. Uma grande dúvida que surge entre as gestantes é se é comum ter infecções na gravidez, e a resposta é sim, principalmente as infecções respiratórias e na pele.

É importante que a gestante tenha cuidado principalmente por que algumas infecções poderão ser passadas ao feto antes ou até mesmo durante o nascimento.

A mulher estará propícia a ter algumas infecções que são sexualmente transmissíveis como:

  • Sifilis
  • Candidíase
  • Herpes genital
  • HIV
  • Gonorreia

Algumas dessas doenças possuem um tratamento fácil como a candidíase em que é possível combater o fungo Candida naturalmente, com tratamentos simples. Porém, outras como o HIV são infecções para o resto da vida, portanto a mulher deve ficar mais atenta quanto aos seus parceiros sexuais.

E também estará propícia a ter infecções que não são sexualmente transmissíveis, como:

  • Rubéola
  • Catapora
  • Toxoplasmose
  • Infecções urinárias
  • Listeriose

Assim que surgir os primeiros sintomas de alguma infecção é fundamental que a mulher procure um médico imediatamente e busque tratamentos caseiros para aliviar os sintomas, como no caso da infecção do trato urinário que causa ardência ao urinar.

>>> Clique aqui e leia mais sobre como tratar ardência ao urinar.

Como tratar?

Quando a mulher possui infecções na gravidez, nem sempre o tratamento pode ser feito como acontece fora da gravidez, pois é necessário que o médico faça uma análise detalhada do quadro da mulher para que seja possível passar o tratamento mais adequado.

Na maioria dos casos é indicado o tratamento medicamentoso, mas não são todos os medicamentos que são indicados, geralmente é feito uma análise dos riscos e benefícios que o medicamento pode trazer antes de a mulher iniciar o tratamento.

Alguns dos medicamentos que podem ser usados na gravidez são:

  • Penicilinas
  • Cefalosporinas
  • Medicamentos relacionados à eritromicina

Mas é importante dizer que a mulher não deverá se automedicar, pois embora esses medicamentos sejam usados, eles poderão ter contraindicações conforme cada caso, por isso é imprescindível consultar um médico.

Infecções na gravidez prejudicam o bebê?

Em alguns casos pode ser que as infecções na gravidez venham a prejudicar o bebê, por isso é sempre imprescindível consultar um médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

Geralmente as infecções mais comuns na gravidez, como a de pele e do trato respiratório não costumam trazer malefícios ao bebê, mas a mulher poderá ter algumas infecções mais graves que poderão ser transmitidas ao feto ou fazer mal a ele, podendo causar um aborto espontâneo ou até mesmo o parto prematuro.

Devido a esse risco de poder passar as infecções para o feto é extremamente importante que a mulher consulte um médico imediatamente e não faça nenhum tipo de tratamento sem a sua orientação.

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo de infecções na gravidez? Pois então é só nos deixar um comentário que assim que for possível iremos responder você!

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *