Mancha na pele: O que pode ser? Tem tratamento? Saiba tudo aqui!

mancha na pele

Apareceu alguma mancha na sua pele que não sai há tempos? Fique atento, pode ser alguma infecção fúngica, mal cuidado com sua pele ou até manifestação de doença. Para se prevenir e cuidar das suas manchas antes que se torne algo pior, leia essas dicas para você identificar seu problema e achar uma forma de tratar o mais rápido possível. Confira!

Mancha branca na pele

Manchas brancas podem ter inúmeros significados e você precisa reconhecer o conjunto de sintomas para identificar qual o seu problema. Um dos motivos pode ser o excesso à exposição solar, principalmente se as manchas aparecerem no rosto e você tiver um tom de pele muito claro. Nesse caso, a melhor dica é sempre passar protetor solar e hidratar a pele diariamente.

Já outra possibilidade é o vitiligo, que é uma doença autoimune e sem cura. Ele aparece com várias manchas e por conta da perda da melanina. Normalmente resulta de situações de muito estresse, sem ter uma explicação científica até hoje de porque ele ocorre.

Caso a mancha branca seja bem redonda, tenha um aspecto “texturizado” e coce muito, possivelmente você pode estar com micose na pele. Essa infecção aparece muito nos braços, pernas e regiões em que você tem mais contato com águas contaminadas (como piscina, praia etc).

Um outro motivo e mais difícil de ser identificado, é se você estiver com falta de certas vitaminas e minerais. Alguns micronutrientes da nossa alimentação afetam na nossa produção de melanina e por isso você pode notar manchas brancas na pele e principalmente nas unhas.

Manchas vermelhas

Manchas vermelhas são mais comuns e podem ter até um impacto menor no seu corpo. Um dos motivos mais conhecidos para manchas vermelhas é a alergia. Se você notar que assim que encosta em algum conteúdo (seja perfume, animal ou tecido) a parte do seu corpo tocada fica vermelha e começa a coçar, com certeza é alergia.

Um problema mais sério pode ser a dengue ou o zika vírus. Esse tipo de mancha vermelha é como se fossem várias bolinhas espalhadas e por todo o corpo. Essas manchas são levemente elevadas, coçam um pouco e normalmente surgem primeiro no rosto para depois se espalhar no corpo todo. Perceba também se você notar uma pele mais amarelada, os olhos fundos e ficar muito desidratado e sem apetite. Nesse caso, vá imediatamente ao médico pois a situação pode piorar e essas doenças podem levar até a morte.

Na pele do bebê

No caso de recém-nascidos e bebês, se você encontrar manchas vermelhas entre as pernas, elas decorrem provavelmente de assaduras. Nesse caso é só manter a pele do bumbum sempre seca e trocar as fraldas sempre que sujas. Algumas pomadas hidratantes podem recuperar o tecido em poucos dias.

Em bebês muito novos a acne neonatal também pode ser o pavor de muitas mamães, mas esse problema é bem comum até os 6 meses de vida do pequeno. As manchas vermelhas se manifestam com bolinhas e normalmente aparecem na testa, nas costas ou no rosto. Com o tempo elas saem, sem nenhuma preocupação.

Como tratar?

Como para cada caso é necessário um cuidado diferente, a micose de pele e as assaduras precisam ser tratadas com pomadas específicas e até remédios dependendo da situação. O vitiligo até hoje não tem cura, mas você pode buscar um acompanhamento médico para impedir que ele se alastre. Mas no geral, sempre busque um médico para ver qual é o motivo das suas manchas e fazer o tratamento adequado.

0 Compart.

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *