Previdência Social: Esclareça suas dúvidas sobre seu direito como cidadão contribuinte!

previdencia social

A maioria dos cidadãos brasileiros quer com certeza, ter um tempo livre quando a idade chegar. Seja para curtir a família ou fazer coisas que os outros anos não permitiram, todo mundo quer uma tranquilidade quando já se trabalhou demais. Por isso existe no Brasil um benefício chamado Previdência Social.

Se você não conhece ou ainda fica um pouco confuso a respeito desse assunto, confira o artigo de hoje e tire suas dúvidas!

O que é a Previdência Social?

Desde a Constituição de 1988 no Brasil, foram estabelecidos alguns direitos e deveres do cidadão. Entre esses direitos está a Previdência Social, que é um direito social que visa garantir um auxílio salarial para o trabalhador que:

  • Tiver sofrido alguma doença, eventos que o invalidem para trabalhar, morte ou idade avançada;
  • Seja gestante;
  • Estiver desempregado involuntariamente;

A previdência social também permite o fornecimento do salário-família e o auxílio-reclusão para qualquer dependente que seja de baixa renda e necessite do valor. Também o cônjuge ou companheiro do trabalhador que morrer, receberá um auxílio, bem como seus dependentes.

Para ter esses benefícios, é fundamental que o trabalhador contribua mensalmente na data, podendo ocorrer algumas complicações no caso do adiamento da contribuição.

Como fazer a consulta?

Se você já solicitou seu pedido para receber o benefício, independentemente do motivo, hoje com a facilidade da tecnologia é possível acompanhar a solicitação através da internet.

Para isso, acesse o site www.inss.gov.br e logo na seção de serviços você verá algumas opções. Em seguida clique em “Consulta de situação de benefício”. Depois em “Acompanhar pedido” e então digite seus dados.

Para prosseguir é só informar o número do beneficiário, sua data de nascimento, nome e CPF. Abaixo está uma caixa com letras e números um pouco confusos, em que você precisará transcrevê-los somente como forma de segurança.

Assim, o site do governo sabe que você não é um robô. Então é só conferir como anda sua solicitação!

Onde posso checar o extrato?

Ainda no mesom site, www.inss.gov.br, na seção de serviços há a opção de “extrato de pagamento de benefício”. Ao clicar nesse botão você será redirecionado para uma página que permite a você imprimir um comprovante da sua renda como beneficiário.

No caso de você querer retirar em algum local físico, é possível ir a alguma Caixa Econômica ou Banco do Brasil e solicitar o histórico de pagamento de benefício pelo caixa eletrônico.

Como posso fazer o agendamento? Dá para fazer online?

Sim, é possível fazer tudo online pelo site seguro do governo. Para agendar a solicitação do seu benefício, acesse www.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento.

Em seguida clique no botão amarelo “AGENDAR” e digite seu nome, CPF e data de nascimento.

Então será possível escolher a data e horário para comparecer ao local indicado e discutir sobre seu benefício.

auxilio doença previdencia

E no caso de auxílio-doença?

Há ainda um auxílio fornecido pela Previdência Social que é o auxílio-doença.

Qualquer trabalhador que tenha contribuído por pelo menos 12 meses à Previdência e comprove através de laudos médicos que se encontra acidentado ou com doença que inviabiliza o trabalho receberá um valor de ajuda.

Para solicitar é necessário acessar o www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca e clicar em SOLICITAR BENEFÍCIO.

0 Compart.

You might like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *